/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/v/X/bj0rovQ6Oqax3G7Ngf3A/jacare.jpg)
Jacaré enviadas pelos Correios estava em uma pequena caixa sob condições precárias — Foto: Divulgação
Um filhote de jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi apreendido na manhã desta terça-feira (25) durante uma investigação da Receita Federal, em uma embalagem para entrega. O réptil estava sem documentação regular e foi apreendido no Terminal de Cargas do Aeroporto de Fortaleza.
Segundo a Receita Federal, o jacaré foi enviado em um pacote de encomenda de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e tinha como destino a capital cearense.
O órgão reforçou que o animal, além de não ter documentação, estava numa pequena caixa, sob condições precárias. O jacaré será entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama).
Até 3 metros de comprimento
O jacaré-do-papo-amarelo pode atingir 3 metros de comprimento. É um animal esverdeado, quase pardacento, com o ventre amarelado e o focinho pouco largo e achatado. O focinho dele é menor do que o das outras espécies. E atrás da cabeça ele ainda tem escamas em fileiras cervicais.
A fêmea permanece perto do ninho para evitar ataques de predadores, como o lagarto teiú, o quati e o mão-pelada. Quando os ovos estão para eclodir, os filhotes vocalizam chamando a mãe, que desmancha o ninho usando os membros anteriores e posteriores e o focinho. A fêmea carrega cada um na boca até a água, cuidadosamente.
Os animais têm um ciclo de vida longo e podem ultrapassar os 70 anos.